RAL Mentoria

BPF – Boas Práticas de Fabricação na Indústria Alimentícia.

BPF – O que você precisa saber sobre Boas Práticas de Fabricação?
Boas Práticas de Fabricação – Sua empresa produzindo Alimentos Seguros.
Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre: BPF – Boas Práticas de Fabricação na Indústria Alimentícia.

Nesse artigo você vai entender a importância das Boas Práticas de Fabricação dentro da sua empresa.

O que é Boas Práticas de Fabricação?

O GMP é a sigla em inglês (Good Manufacturing Practice) que traduzida significa Boas Práticas de Fabricação e é um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio dos alimentos, abrangendo desde as matérias-primas até o produto final. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável em estabelecer portarias e resoluções de requisitos gerais para garantir as condições básicas higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para estabelecimentos produtores de alimentos.

O que abrange as Boas Práticas de Fabricação?

Sabemos que as Boas Práticas de Fabricação em uma indústria alimentícia devem acompanhar todas as etapas do processo produtivo, desce a o recebimento da matéria prima até a entrega no primeiro elo, que pode ser o mercado ou distribuidor. Incluem diretrizes para a produção, controle de qualidade, armazenamento e distribuição de produtos, além de abranger questões relacionadas à higiene, documentação, treinamento de pessoal e manutenção das instalações e equipamentos.

Qual a importância do Boas Práticas de Fabricação em sua Empresa?

A importância das Boas Práticas de Fabricação é garantir que os produtos sejam fabricados de maneira consistente e controlada, de forma a minimizar o risco de contaminação, falhas de qualidade ou outros problemas que possam afetar a saúde do consumidor.
As Boas Práticas de fabricação (BPF) é uma importante ferramenta da qualidade na sua empresa e tem a função de padronizar a estrutura, insumos, processos, produto acabado e garantir as condições higiênico-sanitárias dos colaboradores.

Reduz falhas e prejuízos

Essa padronização tende a reduzir falhas e prejuízos que normalmente ocorrem quando a empresa não possui essa ferramenta implantada e garante a produção de um alimento seguro para a empresa e para o consumidor.

As empresas que seguem as Boas Práticas de Fabricação estão sujeitas a inspeções regulares para garantir a conformidade com as normas estabelecidas. A RAL Mentoria está apta em desenvolver e implantar um programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) dentro de sua empresa pois possui uma equipe altamente qualificada em gestão da qualidade e segurança do alimento.