RAL Mentoria

Rotulagem de Alimentos – O que muda em Outubro de 2023?

Rotulagem de Alimentos - Sua empresa atendendo dizeres de rotulagem.
Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre: Rotulagem de Alimentos – O que muda em Outubro de 2023?

Nesse artigo você vai entender o que muda com a RDC 429 e IN 75/2020 (ANVISA) em relação a Rotulagem de Alimentos.

Porque houve essa atualização na Rotulagem de Alimentos?

Um estudo realizado pela ANVISA detectou que os consumidores não entendiam a tabela nutricional contida nas Rotulagens de Alimentos, as informações eram muito técnicas o que dificultava seu entendimento para o público alvo que é o consumidor final.

Houve a necessidade de descrever de maneira mais clara as informações e também expressar na área frontal da Rotulagem de Alimentos os itens de maior risco a saúde do consumidor, que são açúcar, sal e gordura. A RAL Mentoria capacitou seus colaboradores em entender a atualização na Rotulagem de Alimentos para melhor atender seus clientes na adequação dos dizeres de rotulagem.

O que é e para que serve a Rotulagem de Alimentos?

A Rotulagem de Alimentos é uma maneira de comunicar o consumidor através das descrições contidas em seu rótulo, exemplo: ingredientes, peso líquido, informação nutricional, alergênicos, glúten, lote, validade entre outros.

Além disso, a rotulagem de alimentos é uma exigência legal em muitos países para garantir que os consumidores tenham acesso a informações precisas e confiáveis sobre os alimentos que consomem. Essas regulamentações na rotulagem de alimentos, ajudam a garantir que os alimentos sejam seguros para o consumo, evitando a inclusão de ingredientes prejudiciais ou alérgenos não declarados no rótulo.

Qual a importância da Rotulagem de Alimentos?

  • A rotulagem de alimentos é importante para os consumidores, pois fornece informações que ajudam a tomar decisões informadas sobre o que comprar e consumir.
  • Os rótulos de alimentos também ajudam as pessoas a escolher alimentos que sejam adequados para suas necessidades dietéticas, como alergias alimentares, intolerâncias, restrições alimentares, preferências alimentares, entre outros.
  • Uma empresa deve atender todas as exigências legais de rotulagem de alimentos, pois os órgãos fiscalizadores, acompanham se estão dentro da lei. As novas exigências na tabela nutricional trazendo destaque para gordura, sal e açúcar, assim como a identificação dos alimentos alergênicos. Além de atender a legalidade a empresa deve ter a preocupação em transformar essa informação de maneira simples e clara ao entendimento do consumidor.

Contate-nos

Entre em contato conosco, preencha o formulário e atualize os dizeres de rotulagens de suas embalagens.