Nesse artigo você vai entender o que muda na Tabela Nutricional para atender a RDC 429 e IN75.
Quais os nutrientes que foram implementados na tabela nutricional?
A instrução normativa IN 75 publicada pela ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece os requisitos técnicos para a rotulagem de alimentos embalados.
A principal mudança que foi introduzida pela RDC429 e IN 75 na tabela nutricional foi a inclusão da declaração de açúcares totais e açúcares adicionados separadamente, sendo que, antes dessa instrução normativa a tabela nutricional apenas indicava o total de carboidratos, sem especificar se eles eram açúcares naturais (presente no produto ou ingrediente) ou adicionados. Outra obrigatoriedade que já contemplava na tabela nutricional eram: valor energético, nutrientes como proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio. Também foram incluídas definições de porções padronizadas para diferentes tipos de alimentos e uso de unidades de medida específicas para cada nutriente.
É importante ressaltar que a IN 75 para tabela nutricional aplica apenas a alimentos embalados e não se estende a produtos vendidos a granel ou em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes.
Formato padronizado para a tabela nutricional
O design da tabela nutricional foi atualizado e padronizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O principal objetivo é tornar a tabela nutricional mais clara e fácil de ler, por estar mais organizada, onde os consumidores podem localizar rapidamente os nutrientes e avaliar os produtos para escolher alimentos mais saudáveis ou de acordo com sua necessidade ou restrições. As indústrias alimentícias também se beneficiam por fornecer informações nutricionais precisas e consistentes de seus produtos, além de produzir e desenvolver alimentos mais saudáveis.
A tabela nutricional foi padronizada, nesse novo formato:
- Nutrientes: *A – Uma grande mudança na tabela nutricional foi a inclusão dos açúcares totais e açúcares adicionados e anteriormente só constavam os carboidratos. São considerados os açúcares totais os presentes no alimento e os açúcares adicionais aqueles que são adicionados na fórmula do produto.
- Informação nutricional por 100g ou 100ml: *B – Foi incluído a coluna em 100g ou 100ml do produto, portanto, além de apresentar informações nutricionais por porção, a tabela nutricional agora também apresenta informações nutricionais por 100g ou 100ml, para permitir uma comparação mais fácil entre diferentes produtos.
- %VD (Percentual de Valores Diários): *C– O valor diário é uma recomendação de quanto de cada nutriente deve ser consumido diariamente com base em uma dieta saudável. Nessa nova mudança, o valor diário de referência contemplou as faixas etárias, tendo diferentes valores energéticos para bebes, crianças, adultos e gestantes. A disposição do valor energético na tabela nutricional antes descrita como %Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8.400 kJ e agora foi substituída pela seguinte frase: Percentual de valores diários fornecidos pela porção.
- Porção: *D – A novidade na tabela nutricional é que foi incluída o número de porções por embalagem, que antes não estava disponível e isso ajuda o consumidor no momento da compra, a escolher o produto com melhor rendimento.
- Cor e escrita: A tabela nutricional passa a ter apenas letras pretas e o fundo branco. Essa mudança evita a possibilidade de uso de contrastes que atrapalham a sua leitura. Deve seguir requisitos específicos de tamanho de fonte e layout para torná-la fácil de ler e interpretar. O tamanho da fonte e o espaçamento entre as informações também foram incluídas para garantir a clareza e legibilidade da tabela nutricional.
- Valor energético: Foi retirada a unidade de medida em kJ (quilojoules) e mantida apenas em kcal (quilocaloria).
