RAL Mentoria

A necessidade do Controle de Pragas na Indústria Alimentícia.

Controle de Pragas – A necessidade do Controle de Pragas na Indústria Alimentícia
Controle de Pragas – Uma exigência legal que traz segurança para seus clientes.
Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre: A necessidade do Controle de Pragas na Indústria Alimentícia.

Nesse artigo você vai aprender como implantar o Controle de Pragas na sua empresa.

O que é o Controle de Pragas?

Controle de pragas é o processo de gerenciamento de organismos considerados prejudiciais ou indesejáveis na indústria de alimentos, tais como insetos, roedores, pássaros, ácaros, fungos, entre outros. Esses organismos podem causar danos à saúde humana, à propriedade e ao meio ambiente.

O controle de pragas pode envolver diversas técnicas, incluindo o uso de pesticidas, armadilhas, repelentes, métodos biológicos, entre outros. É importante ressaltar que o controle de pragas deve ser realizado de forma segura e responsável, levando em consideração a preservação do meio ambiente e a minimização dos riscos à saúde pública.

Por que é importante ter o Controle de Pragas nos estabelecimentos e indústria de alimentos?

O controle de pragas na indústria é importante por várias razões, mas a principal é que a presença de pragas pode contaminar o alimento causando problemas de saúde ao consumidor e também para proteger os funcionários da empresa, pois as pragas podem transmitir doenças ou causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Além disso, as pragas podem danificar as instalações e os equipamentos da empresa, o que pode levar a perdas financeiras significativas. Por exemplo, roedores podem danificar cabos elétricos, causando curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

As pragas também podem afetar a qualidade dos produtos fabricados pela empresa. Por exemplo, insetos podem contaminar os alimentos, tornando-os inseguros para consumo humano.
Por fim, a presença de pragas pode prejudicar a reputação da empresa junto aos seus consumidores e clientes, além de não atender a exigências legais (ANVISA).

Quem pode executar o Controle de Pragas no estabelecimento e indústria de alimentos?

O controle de pragas é uma atividade que deve ser realizada por profissionais habilitados e capacitados, com conhecimento técnico sobre as espécies de pragas e os métodos de controle mais adequados.
No Brasil, o Ministério da Saúde regulamenta a atividade de controle de pragas por meio da RDC 52-2009 e de acordo com essa regulamentação, as empresas que prestam serviços de controle de pragas devem ter um responsável técnico habilitado e registrado pelo respectivo conselho profissional.

O responsável deve ter concluído um curso de capacitação em controle de pragas, além disso, é necessário que ele tenha conhecimento sobre as legislações e normas que regulamentam a atividade e que ele seja capaz de identificar as espécies de pragas e avaliar os riscos sanitários e efetuar o controle de pragas de forma segura e eficiente.

Como documentar o Controle de Pragas no estabelecimento e indústria de alimentos?

Documentar o controle de pragas é importante para manter um registro das atividades realizadas e monitorar a eficácia do programa de controle de pragas e para isso o primeiro passo é criar um procedimento de controle de pragas bem elaborado para garantir a segurança dos produtos, equipamentos e instalações, bem como a saúde dos funcionários e clientes.

A RAL Mentoria possui uma equipe qualificada na elaboração do procedimento de controle de pragas e demais documentos necessários para garantir a qualidade e segurança do alimento de sua empresa.

A quem compete fazer a gestão do Controle de Pragas no estabelecimento e indústria de alimentos?

Apesar de ter uma prestadora de serviços em controle de pragas contratada, a gestão na empresa deve ser realizada por um profissional da área da qualidade. Esse responsável deve ser capaz de avaliar os riscos sanitários mediante os relatórios apresentados pela prestadora de serviço e em conjunto definir as medidas de controle mais adequadas para prevenir a infestação de pragas nas instalações da empresa.

É importante destacar que a gestão de controle de pragas deve ser realizada de forma integrada com outras áreas da empresa, como a área de saúde e segurança do trabalho, a área de manutenção e a área de produção, para garantir a eficácia do programa de controle de pragas e prevenir problemas de saúde, segurança e produtividade.
A RAL Mentoria está apta em avaliar e/ ou implantar o controle de pragas na sua empresa, auxiliando na contratação do prestador de serviço e gestão do controle de pragas.